O PROJETO CREARTE

CREARTE EnCREARTE,   ESCOLAS CRIATIVAS:  Parcerias com Artistas Visuais, é um projeto para experimentar pedagogias baseadas em práticas artísticas contemporâneas nas escolas primárias. O projeto foi co- financiado com o apoio da Comissão Europeia , iniciou em  01/09/2015  e terminará em 31/08/2017.  Os parceiros do Projeto são os seguintes:

 

  • Faculdade de Belas Artes , Universidade do Porto, Portugal
  • Instituto Pedagógico de Chipre
  • Ministério da Educação e Cultura , Chipre
  • Universidade de Jaen, Espanha
  • Stichting the European Regional Council of INSEA ( International Society for Education Through Art ) – ONG international
  • Goldsmiths’ College, UK
  • BUFF Film Festival, Suécia

CREARTE aspira a promover espaços criativos na educação para fomentar estratégias estimulantes de participação ativa dos jovens estudantes, vontade de experimentar, colaborar, imaginar, pensar e aprender. Durante o  projeto CREARTE  desenvolve-se  formação de professores em serviço para promover as artes visuais nas escolas do 1º ciclo  e a cooperação com artistas visuais, de modo a transformar e enriquecer a vida escolar das crianças. Através do programa, recursos educacionais e materiais serão produzidos para apoiar a conceção e implementação de projetos de artes visuais na escola, de modo a: a) aumentar a colaboração das escolas com os artistas para  criar espaços de aprendizagem  atraentes, c) promover a criação de redes de escolas com a comunidade criativa, bem como abordagens colaborativas para o ensino através das artes visuais, d) envolver os  alunos em produções artísticas realizadas  em colaboração com profissionais criativos, bem como os seus colegas estudantes e seus professores, e) proporcionar espaços alternativos e criativos nos programas escolares de modo a tornar o ensino e a aprendizagem mais atraente e eficiente, promover o desenvolvimento pessoal, social e competências transversais.

 
Práticas de Arte Contemporânea

Os parceiros do projeto pretendem incentivar estratégias de aprendizagem através das artes contemporâneas que permitam aos estudantes ser ativamente envolvidos com as questões que os preocupam, o diálogo e o debate sobre suas experiências do real na escola e fora da escola e compreender que as artes visuais trabalham questões importantes tais como identidade pessoal e cultural , família, comunidade e nacionalidade.  O Projeto também tem o objetivo de promover o entendimento cultural através das várias questões sociais que muitos artistas contemporâneos investigam nas suas obras de arte.

 

 

Pedagogias centradas na criança Para a implementação dos projetos de artes visuais nos países envolvidos CREARTE sugere pedagogias centradas na criança realçando a exploração dos interesses e experiências dos alunos em situações quotidianas. Os alunos criam de acordo com as suas experiências e construem conexões com o mundo da arte a partir das suas próprias ideias. Enfatizam se aspetos da expressão multimodal na criação, assim como a exploração em profundidade de materiais e ideias;  aceitação da subjetividade ; interpretações múltiplas e diversas formas de aprendizagem ; pensamento e inquérito  crítico

 

 

Diversidade de abordagens CREARTE incentiva a diversidade e flexibilidade na conceção e materialização dos projetos de arte, tendo em conta questões importantes como quando, onde e como os alunos podem ser envolvidos em processos de aprendizagem através das artes . Várias estratégias de ensino podem ser utilizadas como dramatização, o diálogo, a procura sistematizada de materiais e ideias, experimentação, pesquisa visual , debate , a interação com situações / artefactos / pessoas  e  reflexão e  disseminação de ideias .
CREARTE EM AÇÃO

Os coordenadores do projeto estão a elaborar canais de comunicação e valorização profissional de modo a promover a conceção e intercâmbio de boas práticas que ocorrem nos países parceiros, que envolvem parcerias da escola com artistas visuais, principalmente através de reuniões de formação e uma plataforma virtual. No primeiro treino para professores e artistas/professores em janeiro na Faculdade de Belas Artes do Porto e na Quinta da Cruz em Viseu os parceiros desenvolveram os eixos principais para a implementação do projeto nas escolas e aprenderam uns com os outros sobre educação artística e arte contemporânea em educação nos diferentes países da parceria.

 

Expectativas

Os projetos pedagógicos a implementar nas escolas pretendem:
– Explorar articulações entre escolas do 1º ciclo e artistas

–  projetar estratégias de ensino que correspondam  às necessidades das escolas e sociedades contemporâneas e suas complexidades .

– fornecer aos professores métodos, ferramentas e recursos  para  projetar projetos colaborativos com arte que atendam às necessidades das escolas e às particularidades de seus alunos.

– Reforçar o papel de liderança e de pesquisa dos professoresdo 1º ciclo , de modo a projetar seus próprios currículos artes visuais , de acordo com o contexto do seu espaço de trabalho e lugar

– Para responder às cada vez mais diversas necessidades das escolas contemporâneas

– reforçar a cooperação intercultural e do diálogo , as relações intergeracionais e cidadania ativa

 

PORTUGAL
O conceito principal da aplicação em Portugal foi a  pedagogia colaborativa através das artes . Durante Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2016, o projeto foi implementado em 14 escolas primárias (Viseu ; Vila Nova de Gaia , Matosinhos ; Porto e Bombarral ) por 14 artistas. Os artistas trabalharam com os professores para desenvolver situações pedagógicas para provocar ações através das artes de aprendizagem. As diferentes experiências desenvolvidas são descritas resumidamente neste libreto:

Catálogo do Seminário do Projecto Europeu Crearte : Parcerias criativas para integrar Arte contemporânea nas escolas do 1º ciclo .

 

 

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This project has been co-funded with support from the European Commission.
This communication reflects the views only of the author. The Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

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